Ancine utiliza Sistema BB Gestão Ágil para acompanhar projetos

54

A Ancine começou a liberar o acesso da plataforma do Banco do Brasil para a utilização do BB Gestão Ágil. A solução tecnológica desenvolvida pelo Banco vai propiciar um aumento significativo da produtividade no acompanhamento e análise das prestações de contas de projetos financiados com recursos públicos.

No sistema BB Gestão Ágil, os responsáveis pela prestação de contas lançarão os dados financeiros de projetos audiovisuais geridos pela Ancine, associando cada pagamento a um item orçamentário, assim como poderão incluir as informações do documento fiscal gerado pela transação.

Os projetos cujas contas foram abertas pela Ancine após 1º de janeiro de 2020 deverão ter as informações correspondentes às planilhas de Relação de Pagamentos e Demonstrativo de Extrato de Conta Corrente preenchidas através da plataforma do Banco do Brasil – BB Gestão Ágil. Em um segundo momento, será realizada a integração do BB Gestão Ágil com o Sistema de Triagem Financeira (STR), o que otimizará ainda mais o processo de análise das prestações de contas.

Assista ao vídeo do Banco do Brasil que explica como inserir as informações no BB Ágil.

Se ao abrir a sua conta do projeto no Banco do Brasil aparecer a opção “Gestão Ágil/Prestação de Contas/Prestar Contas”, significa que o seu projeto já está habilitado a prestar as informações financeiras de prestação de contas através da plataforma do BB.

A partir do BB Gestão Ágil, a Ancine poderá consultar os lançamentos bancários das contas dos projetos, a qualquer tempo, e consultar dados e documentos de transações financeiras (aplicações, resgates, rendimentos e tributação), entre outros.

A implantação do BB Gestão Ágil se soma às demais medidas aprovadas pela Ancine, no sentido da ampliação da capacidade operacional para análise das prestações de contas, com vistas ao enfrentamento de um grande passivo de processos pendentes de deliberação.