ANCINE publica balanço sobre distribuição em 2011

551

A Agência Nacional do Cinema disponibiliza o Informe Anual da Superintendência de Acompanhamento de Mercado – SAM, relativo ao ano de 2011. O informe traz gráficos e tabelas sobre a evolução do mercado do cinema brasileiro. Entre 2009 e 2011, o número de ingressos vendidos no ano nas salas passou de 112 milhões para quase 144 milhões, um salto de 28%.

Também são apresentados números consolidados sobre público e bilheteria de lançamentos nacionais e internacionais, o desempenho das distribuidoras nacionais e estrangeiras, o número de títulos lançados por país de origem, e o total de ingressos vendidos por semana.

Nesse mercado aquecido, destaca-se o desempenho cada vez mais significativo das distribuidoras nacionais. Entre 2009 e 2011, as distribuidoras estrangeiras apresentaram um aumento de 21% no número de ingressos vendidos, enquanto as nacionais passaram de 26 milhões para quase 40 milhões de ingressos anuais, representando um crescimento superior a 50% no mesmo período. Esse crescimento pode ser atribuído ao impacto do Fundo Setorial do Audiovisual no segmento de distribuição, fortalecendo as empresas nacionais e estimulando a distribuição dos filmes brasileiros.

Fonte: ANCINE