ANCINE participa do Circuito #CulturaGeraFuturo, iniciativa do MinC para capacitar produtores culturais

394

Teve início na última segunda-feira, 2 de abril, em Macapá, o Circuito #CulturaGeraFuturo. A iniciativa do Ministério da Cultura tem o objetivo de capacitar produtores culturais e gestores públicos para lidar com os mecanismos de fomento à cultura disponíveis no Governo Federal. Equipes do MinC estarão nas 27 capitais brasileiras, levando orientações sobre a Lei Rouanet, a Lei do Audiovisual, o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e outros mecanismos.

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE estará presente nos seminários com a participação de representantes que ministrarão palestras com orientações aos produtores locais detalhando os editais e as linhas de financiamento disponíveis para o setor do audiovisual com foco nas novas Chamadas Públicas do programa #AudiovisualGeraFuturo.

Os encontros terão formato de seminário, com duração prevista de um dia em cada capital. Uma equipe da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, responsável pela gestão da Lei Rouanet, explicará como funciona este mecanismo de fomento à cultura, orientando os participantes e tirando dúvidas sobre a apresentação de projetos. Depois, representantes da ANCINE e da Secretaria de Audiovisual (SAv) do MinC falarão sobre as oportunidades no campo do audiovisual. Também está prevista a participarão de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e de outras áreas.

Ainda em abril, o circuito passará por Fortaleza (CE), no dia 6; Brasília (DF), no dia 9; Porto Velho (RO), no dia 13; Rio Branco (AC), no dia 16; Belo Horizonte (MG), no dia 20; Maceió (AL), no dia 23; e Florianópolis (SC), no dia 26.

A ANCINE será representada pelo diretor-presidente Christian de Castro no evento de Brasília. Também participam do circuito o Secretário de Políticas de Financiamento, Ricardo Pecorari, em Fortaleza e Florianópolis; o Chefe do Escritório Regional de São Paulo, Carlos Ramos, em Porto Velho; o Chefe de Gabinete, Juliano Vianna, em Maceió; a Coordenadora de Articulação Institucional para Ações de Fomento, Fabiana Machado, em Belo Horizonte; e o assessor da diretoria Daniel Tonacci, em Rio Branco.

Leia mais aqui.