ANCINE participa do BIG Festival

664

O Brazil’s Independent Games Festival – BIG Festival, que aconteceu entre os dias 24 de junho e 2 de julho no Centro Cultural São Paulo, contou com a participação de representantes da ANCINE.

Na terça, 27, a analista administrativa Déborah Yscava realizou a abertura da sessão de pitch de alguns dos projetos selecionados no 1º Edital de jogos eletrônicos da ANCINE. Na quarta, o Coordenador de Articulação Institucional para Ações de Fomento, Rodrigo Camargo, participou da palestra “BNDES: Financiamento e Investimento para Games!”, onde o banco de desenvolvimento, a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), a ANCINE e a Desenvolve SP apresentaram seus mecanismos de financiamento para jogos.

O coordenador participou também da “ANCINE & Games”, mesa na qual discutiu a relação da ANCINE e do setor de games com representantes da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e do BGD (Brazilian Game Developers), programa de capacitação criado pela Apex-Brasil em parceria com a Abragames.

O BDG voltou a ser pauta em uma mesa dedicada exclusivamente ao programa. Na “Brasil Get Ready! O Mundo é Pequeno! Com Projeto BGD e Apex-Brasil”, a Coordenadora de Programas Internacionais de Cooperação e Intercâmbio da ANCINE, Carina Coelho, abordou o processo de internacionalização das empresas brasileiras com representantes da Apex-Brasil e BGD. Ainda na quarta-feira, 28, o Coordenador de Registro de Título para Comercialização e Comunicação Pública, Rubens Motonaga, foi um dos jurados do pitch do BIG Starter, premiação do festival dedicada a projetos em andamento ou ainda não publicados.

A ANCINE esteve presente também no dia 29 nas mesas “Agora tem Jogo! As Políticas Públicas que Vieram para Fortalecer o Setor”, que contou com a participação do diretor Roberto Lima; e “Mulheres nos games”, da qual a diretora-presidente em exercício Débora Ivanov participou ao lado das palestrantes internacionais Katleen Evers, Ekim Tan e Kate Edwards. A mesa foi moderada por Martina Santoro, da produtora OKAM Studio.