ANCINE participa de evento sobre animação em São Paulo

489

A diretora presidente em exercício da ANCINE, Debora Ivanov, participou na última sexta-feira, 25 de agosto, da edição especial do Encontros de Cinema, em comemoração ao centenário da animação brasileira. O evento, promovido pelo instituto Itaú Cultural entre os dias 21 e 26 de agosto, em São Paulo, teve como foco os processos e as políticas do cinema brasileiro de animação.

Ivanov, durante a mesa-redonda “A animação brasileira se consolida” que abordou a evolução do mercado e os desafios para o futuro do setor, destacou o crescimento do conteúdo brasileiro de animação. “Este é um setor que cresce muito no Brasil. Em 2016 foram exibidas na TV 78 horas inéditas de conteúdo nacional realizadas por produtores independentes”, ressaltou Debora durante o debate.

A mesa-redonda pegou como contrapontos o boom das animações brasileiras registrada na última década e os gargalos que esse gênero enfrenta no país para discutir ideias que ajudem a consolidar o segmento. Também estavam presentes no debate os cineastas Arnaldo Galvão e Rodrigo John e a distribuidora Silvia Cruz.

O evento contou ainda com Mostra de filmes de animação; masterclass com Bill Plympton, animador indie que soma mais de 30 produções em seu repertório; workshop ministrado pela animadora, ilustradora e storyboard artist Rosana Urbes; além de mais três mesas de debates. A programação completa está no site do evento.