Ancine implementa login único do governo federal para acesso aos sistemas

15

Avançando um pouco mais em seu Plano de Transformação Digital, a ANCINE concluiu a implementação do login único do Governo Federal como alternativa para o acesso às funcionalidades presentes no SAD – Sistema ANCINE Digital. A partir de agora, ao acessarem o SAD, os usuários passam a ter a opção de se conectar utilizando o mesmo login e senha cadastrado no gov.br, o portal de serviços do Governo Federal.

Por meio da integração com a base de dados da Receita Federal, a nova funcionalidade permite que usuários que representem mais de um agente econômico na ANCINE possam acessar o sistema com uma credencial única, facilitando a autenticação e eliminando a necessidade de memorização de diversas senhas e nomes de usuário.

Ao iniciar o processo de login utilizando um CPF pessoal cadastrado no Gov.BR, o SAD apresentará uma lista de todos os CNPJs vinculados a este cadastro na base da Receita Federal com perfil de sócio, representante legal ou contador para que desta forma o usuário selecione com qual perfil deseja acessar o sistema no momento.

É importante destacar que o login único foi implementado como uma opção adicional de acesso. Os usuários cadastrados no SAD continuam tendo a possibilidade de acessar o sistema da mesma forma e com o mesmo login e senha com que estavam acostumados anteriormente.

Com a implantação do Login Único a ANCINE avança no eixo “Unificação dos Canais Digitais” de seu Plano de Transformação Digital. Segue em andamento a implantação da Interoperabilidade de Sistemas, que visa integrar à base de dados da Receita Federal do Brasil (RFB), de forma permanente e automatizada, cinco serviços relacionados ao registro de obras e agentes econômicos na Agência.