O Hubert Bals Fund (HBF), fundo de incentivo promovido pelo Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, na Holanda, anunciou os vencedores da 2ª edição da seleção de 2013 – entre eles, dois projetos brasileiros de longa-metragem: “Mormaço”, de Marina Meliande, e “Pendular”, de Julia Murat. Ambos receberão bolsas para desenvolvimento de roteiro e projeto.
O fundo abre duas seleções por ano – em março e em setembro – para apoio a projetos de longas-metragens da América Latina, Ásia e África, em diversos estágios de desenvolvimento. Nesta edição, foram selecionados 14 projetos, que recebem juntos um total de 161,7 mil euros.
“Mormaço”, o primeiro longa-metragem para cinema com direção solo de Marina Meliande, teve o primeiro tratamento de seu roteiro desenvolvido no Programa de Residência da Cinéfondation, promovido pelo Festival de Cannes. O filme conta a história da antropóloga Ana que, retornando ao Rio de Janeiro, lida ao mesmo tempo com a busca por um novo lar e com estranhos sintomas causados, talvez, pelo clima cada vez mais quente e úmido da cidade. Já o projeto “Pendular”, de Julia Murat, pretende trabalhar três linguagens – cinema, dança e escultura – numa história sobre equilíbrio.
A próxima seleção para o Hubert Bals Fund acontece no final de fevereiro. Regulamento, informações e ficha de inscrição atualizada estarão disponíveis no site do Festival Internacional de Cinema de Rotterdam, em até uma semana antes do término do prazo de inscrições, no dia 1º de março.
Fonte: ANCINE