Em reunião realizada na terça-feira, 25/6, em Buenos Aires, a Comissão Binacional de Seleção do Edital de Coprodução Brasil-Argentina escolheu os quatro projetos vencedores do concurso promovido em parceria pela ANCINE e pelo Instituto Nacional de Cine y Artes Visuales – INCAA. Ao todo, 17 projetos concorreram ao prêmio de 1 milhão de dólares oferecido pelo edital.
Segundo o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, “os editais de coprodução atuam no sentido de estimular as trocas culturais, ampliando o horizonte da criação artística, mas também na perspectiva de ampliar as condições de financiamento e expandir o mercado potencial dessas obras”.
Foram selecionados dois projetos de coprodução majoritária brasileira, que receberão um apoio financeiro equivalente a US$ 200 mil concedido pelo INCAA às coprodutoras minoritárias argentinas e mais US$ 50 mil concedidos pela ANCINE às coprodutoras majoritárias brasileiras. Os vencedores são:
“Mate-me Por Favor”, de Anita Rocha Da Silveira, apresentado por REI Cine, tendo a Bananeira Filmes Ltda. na qualidade de coprodutora majoritária brasileira; e “Divã 2”, de Cininha de Paula, apresentado por Aleph Media S.A., tendo a Total Entertainment Ltda. na qualidade de coprodutora majoritária brasileira.
Fonte: ANCINE