Ancine avalia novas regras para lançamento de obras fomentadas

156

A Ancine (Agência Nacional do Cinema) abriu Consulta Pública referente à Notícia Regulatória sobre o lançamento comercial de obras audiovisuais fomentadas. A iniciativa trata da possibilidade do lançamento inicial de filmes e séries nas plataformas de streaming. A Agência quer avaliar e, eventualmente, revisar as regras sobre exploração comercial de obras audiovisuais fomentadas, cujo lançamento inicial é até então limitado aos mercados de cinema e televisão.

A reavaliação decorre da inovação tecnológica e das novas dinâmicas comerciais do setor, bem como da ascensão e popularização de novas tecnologias de distribuição e fruição de conteúdo audiovisual.  Os novos modelos de negócios e tecnologias foram potencializados em 2020, com a situação de pandemia, consolidando o streaming na cadeia de valor do audiovisual.

A atuação da Ancine visa uma política pública harmônica para os diversos segmentos da atividade audiovisual, mantendo o equilíbrio econômico e competitivo do setor como um todo. E está ancorada nos objetivos legais de promover o aumento da oferta de obras audiovisuais brasileiras; a ampliação da participação das obras brasileiras nos diversos segmentos de mercado; o crescimento da internacionalização do conteúdo audiovisual brasileiro; e o desenvolvimento tecnológico da cadeia econômica do setor audiovisual.

Tendo em conta que a avaliação das mudanças alcança os diferentes elos da cadeia produtiva, a Ancine entende necessária a contribuição dos agentes de mercado envolvidos, para uma avaliação adequada e o melhor tratamento possível na esfera de competências da Agência.

A Notícia Regulatória pode ser acessada aqui.

Para participar da Consulta Pública, acesse aqui.