ANCINE – Apoia filme Brasileiro no Festival Internacional na França

398

A Agência Nacional do Cinema – ANCINE está apoiando a participação do filme “Canção para minha irmã” no Festival Internacional de Curtas de Clermont-Ferrand, na França, por meio do Programa de Apoio à Participação de Filme Brasileiros em Festivais Internacionais, que concede apoios diversos a filmes oficialmente convidados para 77 eventos no exterior.

O programa tem o objetivo de promover o cinema nacional no mercado estrangeiro. Em 2012, o programa viabilizou a presença de 85 filmes brasileiros – 22 curtas, 38 longas e 25 médias-metragens – em 43 festivais realizados em 21 países diferentes.

Para o festival de Clermont-Ferrand, o filme, que conta historia de Tiago, um presidiário que cumpre pena em regime semiaberto e faz uma visita à sua cidade natal, receberá o auxílio solicitado pelo diretor Pedro Severien para viabilizar sua ida ao festival.

A 35ª edição do Festival de Filmes de Curta-metragem de Clermont-Ferrand acontece entre os dias 1º e 9 de fevereiro. Realizado na cidade francesa de mesmo nome, o evento também promove um mercado dedicado aos filmes de curta-metragem, sendo considerado o segundo festival de cinema mais importante na França, depois do Festival de Cannes.

Já o Festival Internacional de Cinema de Cartagena, que realizará sua 53ª edição entre os dias 21 e 27 do mesmo mês, exibirá 140 filmes provenientes de 32 países e promoverá eventos paralelos, como o encontro de produtores, e as oficinas de produção de documentários, gestão de mostras e festivais e de crítica cinematográfica.

Fonte: http://www.ancine.gov.br