ANCINE abre inscrições para o Programa Encontros com o Cinema Brasileiro com o Festival de Cannes

704

 

O Programa Encontros com o Cinema Brasileiro da ANCNE está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro para sua XXI edição. Nesta etapa, participarão representantes do Festival de Cannes, que acontece entre 17 e 28 de maio. O curador François-Michel Allegrini, da Seleção Oficial, e a curadora Anne Delseth, da Quinzena dos Realizadores, estarão no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 17 de março para assistir aos filmes selecionados.

Serão considerados elegíveis para a seleção longas-metragens independentes e inéditos internacionalmente. Para os longas que não estejam finalizados, será necessário já possuir um corte provisório de imagem/som, sabendo que os realizadores assumem o compromisso de, caso venham a ser selecionados, terem o filme finalizado a tempo para exibição no festival.

Os interessados em inscrever suas produções devem preencher um formulário online e enviar um link com o teaser/trailer do filme com 2 a 5 minutos de duração e legendas em inglês. As fichas de inscrição serão repassadas para a organização do festival, que, após análise do material, selecionará de 10 a 12 títulos. Ao menos dois títulos entre os selecionados deverão ser de produtoras associadas ao programa Cinema do Brasil. A lista dos filmes selecionados será divulgada no site da ANCINE em torno de dez dias após o fim das inscrições e as cópias dos filmes que serão projetados devem estar em mãos da equipe de organização até o dia 09 de março.

Uma iniciativa da ANCINE, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), e com o apoio do Programa Cinema do Brasil, o Programa tem por objetivo aumentar a visibilidade do cinema brasileiro no mercado internacional, investindo na aproximação das relações com os curadores dos principais festivais do mundo. O Programa foi planejado levando em conta o calendário de realização dos festivais, aumentando as chances de participação dos filmes brasileiros e, consequentemente, a inserção internacional do nosso cinema.

A participação dos festivais em cada etapa do programa é definida levando em conta o calendário de cada um, para que os encontros aconteçam no período em que está efetivamente sendo feita a escolha dos filmes que integrarão sua programação. Em edições anteriores, já vieram ao Brasil curadores de festivais internacionais de cinema como os de Berlim, Sundance, San Sebastián, Toronto, Veneza, Locarno e BAFICI.

 

Fonte: Ancine