Ananias despede-se da Arisb-MG depois de sete anos como diretor geral

52

Ananias Castro, um dos idealizadores da Arisb-MG (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais) e diretor geral da agência desde sua criação, em julho de 2014, apresentou seu pedido de exoneração do cargo ora ocupado no dia 13 de agosto. Com esta decisão, Ananias antecipa para o próximo dia 30 de setembro, quando se desligará das atividades, o fim de seu mandato cujo término seria em 31 de dezembro deste ano.

Em 40 anos de serviços prestados ao saneamento básico, completados no último mês de abril, Ananias construiu uma história no setor em passagens por vários municípios mineiros, entre eles, Caeté, Itabira, Guanhães e Sete Lagoas. Natural de Oliveira, região oeste de Minas Gerais, começou sua carreira na terra natal como leiturista de hidrômetros no SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) local.

Sob sua liderança, os números da regulação cresceram de forma exponencial e a agência reguladora se tornou uma entidade consolidada e pronta para alçar voos ainda mais altos. No início, eram 270 mil mineiros beneficiados pelas atividades do então Cisab-RC (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região Central), hoje são quase dois milhões de cidadãos contando com os trabalhos da Arisb-MG. No início das atividades, oito municípios se consorciaram, hoje são 28, entre consorciados e conveniados. Em 2014, uma sala de 20m² era sede do Cisab-RC e abrigava dois colaboradores, atualmente a Arisb-MG está concluindo processo de aquisição de sua sede própria em região nobre da capital mineira, contando agora com um quadro com mais de 15 técnicos.

Ao longo de sua carreira marcada pelo empenho e dedicação, Ananias colecionou feitos e marcos importantes, contribuindo para a melhoria do saneamento básico e da estruturação da regulação do setor, e ainda, por onde passou deixou amigos e admiradores pela forma centrada e profissional que sempre nortearam a sua atuação.

Até a próxima assembleia geral da agência, prevista para dezembro próximo, quando o nome a substituir Ananias Castro será aprovado, assumirá a diretoria geral da Arisb-MG o atual diretor Técnico Operacional da agência, Thimóteo Lima. Thimóteo, que é engenheiro civil e tecnólogo em gestão ambiental com especializações em engenharia ambiental e saneamento básico e em gestão ambiental de resíduos sólidos, ocupa a diretoria Técnica Operacional desde o início das atividades de regulação da Arisb-MG.