Analistas da Arisb-MG iniciam implementação do Acertar em Itabira

89

Servidores técnicos, coordenadores, gerentes e diretores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Itabira estão participando de reuniões presenciais preparatórias para a implementação do ACERTAR. Denominada “Melhores Práticas” no âmbito da ARISB-MG e correspondente ao 1°ciclo de aplicação do ACERTAR, a visita tem como objetivo preparar a equipe do SAAE para a aplicação de metodologias de auditoria e certificação de informações direcionadas ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

Essas informações, quando transformadas em indicadores, são importantes para definição dos níveis da prestação do serviço, trabalho que auxilia na governança dos prestadores de serviços de saneamento em cada cidade, na atuação das agências reguladoras que acompanham e fiscalizam esses serviços e na definição das políticas públicas governamentais.

Sabrina Madeira, analista de Fiscalização e Regulação, uma das referências do ACERTAR na ARISB-MG que está em Itabira, assegura que o futuro da prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Brasil depende da gestão de informações confiáveis. Douglas Spindola, também analista de Fiscalização e Regulação e também membro referência da equipe do ACERTAR, compartilha da opinião de Sabrina Madeira e assegura que essa etapa equivale a uma capacitação promovida ao SAAE, direcionando-o para a implementação de controles e procedimentos que irão garantir a confiabilidade das informações.

A ARISB-MG assumiu o desafio de capacitar e de levar o ACERTAR a todos os prestadores de saneamento regulados, certificando as informações do SNIS em todas as 30 cidades que fazem parte da Agência. Ainda em agosto, depois de Itabira, a equipe aplicará a etapa de Melhores Práticas junto ao DAE de Poços de Caldas. Também em agosto realizará a aplicação da auditoria de confiança referente ao ano-calendário 2021 em Itabirito e, na sequência, Ouro Preto. As outras cidades entrarão na programação dos próximos meses.