ANAC – Certifica Guarulhos para operações com ILS CAT IIIA

518

A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC concedeu, por meio da Portaria nº 1592/SIA, de 25 de junho de 2015, certificação para o Aeroporto de Guarulhos que possibilita operações de pousos por ILS (Instrument Landing System) Categoria IIIA. Com isso, o aeroporto poderá operar em condições meteorológicas mais adversas, o que garante mais tempo de operacionalidade. O aeroporto é o primeiro do País a receber operações deste tipo.

Com o ILS Categoria IIIA, os parâmetros mínimos de teto e visibilidade para pousos ficam alterados, possibilitando uma menor restrição às aeronaves e às tripulações capacitadas, diminuindo, assim, a necessidade de alternar voos para outras localidades.

O processo de aprovação das operações foi iniciado pela Infraero e concluído pela GRU Airport, atual concessionária do aeroporto. A instalação dos equipamentos de auxílio ao pouso foi realizada pelo Comando da Aeronáutica.

A capacidade do aeroporto ainda poderá ser aumentada, futuramente, com novos investimentos na infraestrutura do aeroporto.

Fonte: ANAC