ANAC- Amplia participação no 9º Congresso Sindag

421

A Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC reforçou, durante o 9º Congresso Sindag, sua parceria com o setor aeroagrícola. Durante os três dias de evento (24, 25 e 26) a ANAC esteve presente e participou ativamente das atividades propostas pela organização. Durante a abertura do evento, o diretor da ANAC, Cláudio Passos, reafirmou que a ANAC tem intensificado o processo de aproximação com esse seguimento da aviação, que representa, atualmente, 10% da frota operacional do Brasil.

A aviação agrícola tem recebido atenção especial da Agência em razão do aumento da frota, que tem crescido em média 11% ao ano. Atualmente, são 2022 equipamentos registrados na ANAC e cerca de 2.473 pilotos em atividade.

As palestras sobre normas de segurança operacional aos operadores aeroagrícolas, proferidas pelo gerente de Coordenação da Vigilância Continuada da ANAC, Henri Salvatore Bigatti, esteve entre as mais assistidas. Segundo o gerente, os operadores têm diversas dúvidas sobre os manuais, e essa é uma excelente oportunidade da ANAC explicar os procedimentos e porque eles devem ser adotados conforme são indicados.

Ainda durante o 9º Congresso Sindag, a Agência retomou o serviço de revalidação de habilitações. Essa foi a solicitação mais requisitada pelas participantes do congresso anterior. Neste ano, a ANAC disponibilizou dois inspetores para realizar o recheque. Ao todo, 28 pilotos realizaram o procedimento. O piloto Douglas Machado disse que aproveitou a oportunidade para adiantar a renovação da habilitação. “Esse processo de revalidação infelizmente é muito demorado, temos poucas escolas cadastradas, mas a própria Agência oferecendo esse serviço aqui é uma oportunidade irrecusável. Espero que no ano que vem tenha novamente e que possam ter mais inspetores para aumentar as vagas”, declarou.

A ANAC aproveitou a ocasião e lançou duas novas cartilhas para os operadores aeroagricolas: Segurança na Aviação Agrícola e Dicas do Manual do Operador Aeroagrícola. Todas elas já estão disponíveis no Portal da ANAC (http://www2.anac.gov.br/publicacoes/).

Veja as fotos do evento aqui.

Fonte: ANAC