ANAC – Abre Consulta Pública sobre Utilização de slots

515

A Agência nacional de Aviação Civil – ANAC vai submeter à consulta pública uma proposta que altera os atuais procedimentos de alocação de horários de chegadas e partidas em aeroportos coordenados, os chamados slots. As sugestões para aprimorar a proposta podem ser encaminhadas à ANAC por meio de formulário eletrônico, disponível no site da Agência, até às 18 horas do dia 2 de março de 2013.

Somente depois do recebimento e avaliação das sugestões feitas pela sociedade, será elaborado o texto final para a nova resolução. O objetivo desse processo de revisão, segundo a ANAC, é excluir slots mal utilizados pelas empresas, de acordo com critérios de pontualidade e regularidade.

“Queremos tornar mais rígidas as exigências às companhias para manutenção de seus slots, otimizar o uso da infraestrutura aeroportuária e ampliar o acesso de mais empresas em cada aeroporto. Isso aumentará a concorrência, contribuindo para redução do preço das passagens aéreas”, explica o diretor-presidente, Marcelo Pacheco dos Guaranys.

Ainda de acordo com Marcelo Guaranys, as companhias que utilizarem mal seus slots, descumprindo índices de regularidade e pontualidade previamente estabelecidos, vão perder esses horários mais facilmente em relação à regra atual.

A proposta que será debatida nas audiências públicas pode ser acessada no site da ANAC.

Fonte: http://www.anac.gov.br/