ANA sedia 14º Encontro Nacional de Águas Urbanas na 2ª quinzena de setembro

98

O 14º Encontro Nacional de Águas Urbanas (ENAU) acontece de 19 a 23 de setembro, em Brasília, com atividades presenciais realizadas na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O evento terá transmissão on-line e será realizado juntamente com o Simpósio de Revitalização de Rios Urbanos (SRRU) numa parceria da ANA com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRhidro) e a Universidade de Brasília (UnB). O 14º ENAU busca fomentar melhorias na gestão das águas urbanas e estimular que a comunidade técnica e científica apresente contribuições para a regulação de referência da drenagem no Brasil.

As informações sobre as inscrições para a participação presencial ou on-line e os valores estão disponíveis no link https://www.abrhidro.org.br/xivenau/, onde os interessados também encontram a programação do evento, cujo tema é Regulação, Ciência, Inovação para Drenagem Sustentável. As vagas são limitadas e o objetivo do evento é estimular que a comunidade técnica e científica reflita e apresente contribuições para o delineamento da regulação de referência da drenagem no Brasil, assim como fomentar as melhorias necessárias na gestão das águas urbanas como um todo.

programação contém apresentações abordando os estudos sobre drenagem urbana sustentável, efeito das mudanças climáticas sobre as cidades e a integração com o planejamento urbano.  Haverá, ainda, minicursos sobre telhados verdes; introdução ao QGIS, um sistema de informação geográfica para preparação de dados visando à modelagem hidrológica; e modelagem aplicada à drenagem urbana. Também serão realizadas visitas técnicas ao Aterro Sanitário de Brasília e às bacias de detenção e retenção, que realizam o amortecimento da água da chuva em Brasília.

O tema do XIV ENAU é Regulação, Ciência, Inovação para Drenagem Sustentável e o evento tem o objetivo de estimular que a comunidade técnica e científica reflita e apresente contribuições para a regulação de referência da drenagem no Brasil, assim como fomentar melhorias na gestão das águas urbanas como um todo. A programação completa está disponível em https://www.abrhidro.org.br/xivenau/.