ANA- Produtor de Água no Pipiripau ganha mais 14 adesões

404

Cerca de 650 pessoas, na maioria produtores rurais, participou do evento “Brasília: Produzindo e Preservando”, na região do Taquara, em Planaltina (DF), no sábado, 21 de junho, organizado pela unidade gestora do projeto Produtor de Água no Pipiripau.

Mais 14 produtores assinaram o contrato do Produtor de Água durante o evento e outros 12 estão em processo de adesão. Agora já 21 produtores comprometidos com a produção de serviços ambientais em suas propriedades. A meta da unidade gestora é encerrar o ano com 50 contratos assinados.

O Projeto Produtor de Água no Pipiripau é concebido pelo Programa Produtor de Água da Agência Nacional de Águas-ANA que consiste em remunerar o produtor em valores proporcionais aos serviços ambientais prestados, além de oferecer assistência técnica para a recuperação ambiental da propriedade.

Ao longo de dez anos, o projeto deverá investir R$ 40 milhões em ações de recuperação ambiental na bacia pelo mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e incentivos para adoção de práticas de conservação do solo, de nascentes da vegetação nativa, conservação de estradas viscinais, e da restauração ou conservação de Áreas de Preservação Permanente (APP). Essas ações buscam, sobretudo, favorecer a infiltração de água e a consequente recarga do lençol freático.

Ao longo do dia, os produtores conheceram modelos de preservação ambiental distribuídos por seis estações temáticas: apresentação do Projeto Produtor de Água no Pipiripau, Monitoramento Ambiental no Pipiripau, Aspectos Econômicos e Ecológicos da Fauna Silvestre da Região, Ecologia de Florestas Nativas, Restauração Ecológica Florestal e Produção Sustentável de Bromélias.

A Bacia do Pipiripau ocupa uma área de 23.527 hectares, onde se concentram diversas atividades econômicas, como produção de frutas, grãos, carnes, proteção ambiental e captação de água para abastecimento de 180 mil habitantes de Planaltina e Sobradinho. A atividade agropecuária ocupa aproximadamente 71% da área. Há 424 propriedades rurais na região.

Além do gerente de Conservação de Água e Solo da ANA e mentor do projeto, Devanir Garcia dos Santos, participaram do evento o vice-governador do DF, Tadeu Filipelli, o secretário de Agricultura do DF, Lúcio Valadão, o presidente da Emater, Marcelo Piccin, o presidente da ADASA, Vinícius Benevides, o superintendente de Implementação de Programas e Projetos do SESI, Carlos Boaventua, o gerente de Desenvolvimento Sustentável da Superintendência do DF do Banco do Brasil, Alcir Fernando Linhares Franco e o coordenador do programa Água Brasil do WWF Brasil, Samuel Barreto, entre outros.

Na bacia do Ribeirão do Pipiripau, o Projeto Produtor de Água é uma iniciativa da ANA com mais 16 parceiros, entre instituições públicas (federais e distritais) e organizações não governamentais estão: Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal – ADASA, Ministério da Integração Nacional, Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), Secretaria da Agricultura, Emater-DF, Ibram, Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Fundação da Universidade de Brasília, Instituto de Conservação Ambiental- TNC, WWF-Brasil, Serviço Social da Indústria (SESI), Embrapa Cerrados, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos-DF.

Fonte: ANA