ANA- Presidente da República reconduz e nomeia diretores para ANA

501

O Diário Oficial da União desta quarta-feira, 15 de janeiro, publica o decreto de recondução do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas – ANA, Vicente Andreu, e o diretor João Gilberto Lotufo Conejo aos respectivos cargos. Assinado pela presidente Dilma Rousseff, o documento também nomeia como diretora da instituição Gisela Damm Forattini, especialista em Recursos Hídricos da ANA. Ela é a primeira servidora de carreira do órgão a ocupar o posto.

Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a Agência Nacional de Águas, os diretores da instituição têm um mandato de quatro anos, sendo admitida uma recondução consecutiva por igual período. A Diretoria Colegiada da Agência é composta por cinco diretores, sendo um deles o diretor-presidente. Atualmente ocupa uma das vagas o diretor Paulo Varella, que é um dos governadores do Conselho Mundial da Água, reconduzido em 8 de maio de 2013. No momento, o quinto cargo está vago.

Currículos

Vicente Andreu é diretor-presidente da ANA desde janeiro de 2010 e membro titular do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) desde 2008. O dirigente já ocupou os cargos de secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, no Ministério do Meio Ambiente; secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da Prefeitura de Campinas (SP); presidente da Usina Termelétrica Nova Piratininga Ltda; presidente da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa) de Campinas; e diretor da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista). Andreu é formado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Servidor da ANA desde 2001, João Gilberto Lotufo foi superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos e tomou posse como diretor do órgão em janeiro de 2010. Foi engenheiro e superintendente no Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos do Estado de São Paulo; diretor técnico da Sanasa; secretário adjunto da Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras do Estado de São Paulo; e professor assistente do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Engenheiro Civil com especialização em Hidráulica pela USP de São Carlos, Lotufo é mestre em Engenharia Hidráulica pela Politécnica da Universidade de São Paulo e também possui especialização em Engenharia Hidrológica pelo Imperial College, da Universidade de Londres, Inglaterra.

Servidora pública federal, Gisela Damm Forattini trabalha há 35 anos na área de Meio Ambiente e de Gestão Integrada de Recursos Hídricos. Diretora de Licenciamento Ambiental do Ibama entre agosto de 2010 e janeiro de 2014, Gisela já foi superintendente de Fiscalização e gerente de Outorga da ANA, onde passou a integrar o quadro de servidores por meio de concurso público em 2006, como especialista em Recursos Hídricos. Gisela é engenheira civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), mestre em Ciências na área de Recursos Hídricos e Saneamento pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ) e pós-graduada em Limnologia e Manejo de Represas pelo Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada (CRHEA) da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP).

Fonte: ANA