ANA- Presidência da República indica nomes para Diretoria da ANA

717

O Diário Oficial da União desta quarta-feira, 4 de dezembro, publica mensagens da Presidência da República para o Senado com a indicação das reconduções do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas -ANA, Vicente Andreu, e do diretor João Gilberto Lotufo Conejo para mais quatro anos de mandato. Também há a indicação do nome de Gisela Damm Forattini para a vaga do ex-diretor Dalvino Franca. Os três nomes passarão por sabatina no Senado para que possam ser confirmados.

Andreu e Lotufo tomaram posse e começaram a exercer o cargo na Diretoria Colegiada da ANA em 15 de janeiro de 2010. O diretor-presidente chegou à ANA após ocupar o cargo de secretário nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente entre 2008 e 2010. Por sua vez, o diretor João Gilberto Lotufo foi superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA e atua na instituição desde 2001.

Indicada para o cargo de diretora da Agência, Gisela Forattini é especialista em recursos hídricos da instituição e desde agosto de 2010 trabalha como diretora de Licenciamento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Caso seu nome seja aprovado pelo Senado, Forattini se tornará a primeira diretora originária do quadro técnico da ANA.

Segundo a Lei nº 9.984/2000, que criou a Agência Nacional de Águas, os diretores da instituição têm um mandato de quatro anos, sendo admitida uma recondução consecutiva por igual período. A Diretoria Colegiada da Agência é composta por cinco diretores, sendo um deles o diretor-presidente. Atualmente ocupa uma das vagas o diretor Paulo Varella, que é um dos governadores do Conselho Mundial da Água, que foi reconduzido em 8 de maio de 2013. No momento, o cargo restante está vago.

Fonte: ANA