ANA – Mais de 200 pessoas participam do “Água, Comunicação e Sociedade”

461

Mais de 200 pessoas participaram da sétima edição do seminário Água, Comunicação e Sociedade, ontem (14) em Porto Alegre (RS). Realizado anualmente pela Agência Nacional de Águas, em parceria com a Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) desde 2007, o objetivo do Seminário é apresentar a Política Nacional de Recursos Hídricos e estimular a sociedade a mobilizar-se pelo cumprimento da Lei e uso racional e sustentável dos recursos hídricos.

Em Porto Alegre, o Seminário foi realizado com a Secretaria de Meio Ambiente do estado do Rio Grande do Sul e com o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, e contou com o apoio do Fórum Gaúcho de Comitês de Bacias Hidrográficas e da Rede Brasil de Organismos de Bacias (Rebob).

Durante o Seminário, são apresentados casos de sucesso de mobilização e comunicação em comitês de bacias hidrográficas e outras instituições, que tiveram como foco incluir a sociedade na política das águas ou em projetos específicos, envolvendo água ou rios.

A 7ª edição do seminário foi aberta pelo jornalista Roberto Villar Belmonte que apresentou um interessante cruzamento entre as teorias de meio ambiente e a forma como é feita a cobertura do tema água. Enquanto os impactos e evolução do meio ambiente requerem acompanhamento contínuo por seu caráter sistêmico, a cobertura do tema meio ambiente é feita de forma fragmentada. Belmonte defendeu maior integração entre instituições que lidam com a gestão da água, a mídia e os cursos de comunicação.

Na sequência, o gerente de Gestão de Recursos Hídricos da ANA, Nelson de Freitas, falou sobre os desafios de implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos e da necessidade de articulação e comunicação entre os vários setores da economia e da sociedade e instituições de diferentes esferas de governo. Em seguida, a jornalista  Simone Rockenbach mostrou como foi implementado o Plano de Comunicação do Comitê do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Taquari-Antas.

“Mobilização para recomposição de mata ciliar no Rio dos Sinos” foi  o tema da palestra apresentada por Adolfo Antônio Klein, vice-presidente do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, o primeiro comitê de bacia hidrogtráfica a ser instaurado no Brasil. Rosane Menna Barreto Peluso, gestora do projeto Revitalização dos Rios de Erechim-RS, do Instituto Sócio Ambiental Vida Verde, explicou as ações de comunicação do projeto, que em 2012 ganhou o Prêmio ANA na categoria ONGs.

A parte da tarde foi dedicada à construção de redes. Antonio Ferreira Neto, representante da Frente Socioambiental do Coletivo Fora do Eixo, falou sobre a importâncias das ações e colaboração em rede para a mobilização social. Um de seus exemplos, foi a construção da rede Causa  Comum, que integra várias instituições e ONGs que militam no tema meio ambiente.

Fábio Pena, coordenador de educação, cultura e comunicação do Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental do Projeto Saúde e Alegria, apresentou a Rede Mocoronga de Comunicação Popular, um dos primeiros projetos de educomunicação do País que capacita adolescentes para mobilização social em programas de rádio e TV em Santarém (PA), na área de influência do rio Tapajós.

Fonte: ANA