ANA – Investe em Capacitação em prol dos Recursos Hídricos

499

Oferecer informações especializadas sobre diversos temas afetos à gestão de recursos hídricos é um dos grandes pilares da Agência Nacional de Águas – ANA, especialmente neste Ano Internacional de Cooperação pela Água. Para atingir seus objetivos, a Agência disponibiliza frequentemente cursos nas mais diversas áreas do setor para que profissionais e estudantes possam conhecer um pouco mais sobre o tema.

É uma forma de conscientizar a sociedade brasileira sobre a necessidade da conservação e do uso racional desse bem e sobre a importância da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Além de atuar individualmente nesse campo, a ANA busca fazê-lo por meio de parcerias com instituições nacionais e internacionais de renome, como é o caso de Itaipu Binacional.

Desde 2011, um convênio firmado entre ANA, Itaipu Binacional e Fundação Parque Tecnológico Itaipu permite o desenvolvimento de ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos brasileiros e dos demais países latino-americanos.

Denominado Água: conhecimento para gestão, o projeto tem o objetivo de oferecer, até 2014, 24 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação em diferentes linguagens midiáticas e interativas. O grande aliado nessa missão é o módulo de Ensino a Distância (EaD), que, em 2012, diminuiu os custos para participação e a distância entre professor e aluno, ampliando a participação.

Em 2012, o projeto contabilizou a capacitação de 800 pessoas brasileiras e estrangeiras, mas a demanda por vagas foi bem além desse número: mais de 11 mil pessoas se inscreveram em busca de vagas. Foram dez cursos com mais de 30 turmas com os temas Segurança de Barragens, Hidrologia, Hidrometria, Qualidade da Água, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Educação e Participação Social na Gestão de Recursos Hídricos e Geoprocessamento, Irrigação e Sensoriamento remoto.

Além dos cursos no âmbito do convênio, a ANA realizou dez cursos com instrutores de seu quadro de pessoal, a maioria Especialistas em Recursos Hídricos. Foram mais de 400 horas de capacitação nos temas: Monitoramento da qualidade da água Outorga para o Setor de Saneamento, Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica, entre outros, totalizando a capacitação de mais de 7 mil pessoas em 2012.

Para este ano, a ANA prevê a oferta de mais 9 mil vagas distribuídas em cursos presenciais, semipresenciais e a distância. Para participar, basta acompanhar o calendário de cursos divulgado no site do projeto (www.aguaegestao.com.br) e no Portal da Capacitação da ANA (capacitacao.ana.gov.br) e garantir a inscrição – vale lembrar que a prioridade é para os membros atuantes do Singreh (usuários de água, órgãos gestores de recursos hídricos, membros de organismos de bacia).

Saiba mais sobre Cooperação pela Água no hotsite Águas de Março 2013, da Agência Nacional de Águas: http://aguasdemarco.ana.gov.br/2013/.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação/ ANA