ANA- Governo do Estado do Pernambuco e ANA Assinam acordo para Melhorar as Condições de Abastecimento na rede Pública de Ensino

325

A Agência Nacional de Águas – ANA e a Secretaria da Criança e da Juventude do Estado de Pernambuco (SCJ) assinaram um acordo de cooperação técnica para melhorar as condições das escolas pernambucanas no que diz respeito à segurança do abastecimento de água em quantidade e qualidade, oferecendo condições sanitárias para manutenção da saúde e bem-estar dos alunos e professores. Mais de 6,6 mil estudantes de 29 escolas de 15 municípios serão beneficiados, entre eles: Araripina, Arcoverde, Cabrobó e Manari (município com menor IDH do Brasil). O acordo foi publicado no Diário Oficial da União de 22 de agosto.

Com duração até 31 de dezembro de 2015, que pode ser prorrogada, a parceria vai propor alternativas para a implantação ou recuperação de sistemas de abastecimento de água nas escolas que necessitarem de obras em todo o Estado. Outro objetivo do acordo é proporcionar a Pernambuco condições técnicas para instalação de banheiros integrados às demais instalações e com cozinhas dentro dos padrões adequados de higiene e funcionalidade. Além disso, serão estudadas alternativas para coleta adequada e afastamento do esgoto das instituições públicas de ensino.

As escolas selecionadas têm mais de 100 alunos matriculados, estão localizadas em zonas urbanas e rurais do Semiárido de Pernambuco e têm uma situação passível de intervenção quanto ao abastecimento de água, cozinha e banheiro. Entre as intervenções previstas estão: a reforma e adequação de banheiros, cozinhas, refeitórios; a instalação de reservatórios de abastecimento de água; sistema de interligação e abastecimento interno de água; a instalação de dessalinizadores, adutoras, entre outras formas de intervenções dependendo de cada caso.

 Leia mais:

 

Fonte: http://www2.ana.gov.br