ANA – Exposição “Água na Medida Certa” conta a História da Hidrometria no Brasil

573

Atração é parte da  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Objetivo da exposição é estimular o interesse para a profissão de hidrólogo, especialista cada vez mais necessário devido às incertezas das mudanças climáticas.

A exposição “Água na Medida Certa”, que apresenta a evolução da Hidrometria no Brasil, estará aberta a visitação entre os dias 16 e 21 de outubro, das 8h30 ás 20h30, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Pavilhão Expo Brasília do Parque da Cidade, em Brasília (DF).

A exposição estará no estande da Agência Nacional de Águas – ANA e serão realizadas visitas guiadas de uma hora, às 10h e às 15h30, entre os dias 16 a 19 de outubro. Nestes dias também serão realizadas atividades infantis, relacionadas ao uso da água, para estudantes de ensino fundamental, às 9h30 e às 15h. Durante toda a exposição serão exibidos vídeos institucionais e educativos.

A exposição “Água na Medida Certa – A Hidrometria no Brasil” apresenta de forma interativa e lúdica os avanços na caracterização da hidrologia brasileira, em especial a evolução dos equipamentos e metodologias de medição de água.

A ANA é responsável pela coordenação da rede nacional de informações hidrometeorológicas, em articulação com outros órgãos e entidades públicas e privadas. As informações coletadas nas estações fluviométricas e pluviométricas são utilizadas no planejamento de setores usuários de recursos hídricos, em estudos de outorga, no controle de cheias, no conhecimento do histórico dos rios brasileiros, entre muitos outros.

Fonte: http://www2.ana.gov.br