Especialistas da Agência Nacional de Águas – ANA recebem entre hoje (09/10) até (11/10) representantes de países membros do Comitê Intergovernamental Coordenador dos Países da Bacia do Prata (CIC Prata) para treinamento sobre o Programa Marco para Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos da Bacia do Prata. O encontro acontece na sede da ANA, em Brasília.
Com o objetivo de trocar experiências sobre monitoramento hidrológico, especialistas da ANA oferecem informações sobre telemetria em áreas vulneráveis e mapas de risco e vulnerabilidade a técnicos representantes da Argentina, da Bolívia, do Paraguai e do Uruguai, países que fazem parte do CIC Prata. As funcionalidades do Sistema Hidro também serão apresentadas no decorrer do treinamento.
Os participantes receberão durante o primeiro dia do curso, informações sobre monitoramento telemétrico como ferramenta para o alerta hidrológico. A apresentação inclui subtemas como: Planejamento de Rede Telemétrica, Instalação de Equipamentos e Visita à Sala de Situação da ANA.
O segundo dia será conduzido com foco nos alertas hidrológicos propriamente ditos. Na ocasião, os participantes terão à disposição informações sobre a implantação de Salas de Situação no País e sobre os Mapas de Inundação e de Vulnerabilidade à Inundação e à Secas.
No decorrer do terceiro e último dia da capacitação os representantes dos países membros do CIC Prata terão contato com informações relacionadas à Tecnologia da Informação aplicada a recursos hídricos por meio do Sistema Hidro.
A troca de experiências permitirá a todos os países a instalação e a operação adequadas de estações de monitoramento com o objetivo principal de prevenir eventos hidrológicos críticos.
A Bacia hidrográfica do Rio Prata trata-se de uma grande bacia transfronteiriça, com mais de 3 milhões de quilômetros quadrados, percorrendo cinco países: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Os principais rios que formam a bacia são o Paraguai, Paraná e Uruguai. A população estimada é de quase 70 milhões de habitantes.
Fonte: http://www2.ana.gov.br