ANA – Cuiabá/MT sediou o 5º “Seminário Água, Comunicação e Sociedade”

539

No domingo, 04 de novembro, cerca de 100 pessoas, entre membros de comitês de bacia, jornalistas, gestores de recursos hídricos, estudantes e ambientalistas, estiveram presentes no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá- MT, para acompanhar a quinta edição do seminário Água, Comunicação e Sociedade.

Organizado pela Agência Nacional de Águas – ANA, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso, Fórum Nacional de Comitês de Bacias e Rede Brasileira de Organismos de Bacia, o seminário apresentou projetos e ações de comunicação para a mobilização da sociedade e dos governos na gestão e uso sustentável dos recursos hídricos.

Quem abriu a programação no domingo foi á jornalista Cláudia Gaigher, repórter da TV Morena, afiliada da TV Globo no Mato Grosso do Sul. Durante a palestra “Meio Ambiente como Pauta do Dia”, Cláudia falou sobre como, ao longo dos anos, tem conseguido abordar temas ambientais em rede nacional e nos telejornais locais e da TV por assinatura.

Em sua apresentação, a jornalista destacou a busca pelo olhar diferenciado para assuntos que muitas vezes não são notados no dia a dia, como o uso racional da água ou a preservação de um córrego, por exemplo. Cláudia também chamou atenção sobre como o jornalismo pode disseminar conhecimento científico de forma simples.

O uso de ferramentas multimídia e do jornalismo de dados para a cobertura de meio ambiente foi o tema do jornalista Gustavo Faleiros, coordenador de projetos do site O ECO. Segundo ele, o acesso aos meios digitais disponibiliza aos jornalistas grande quantidade de dados que, se bem trabalhados, podem gerar reportagens inovadoras e conteúdos gráficos e interativos para sites, blogs e páginas online dos principais jornais.

Fonte: http://www2.ana.gov.br