ANA – Concurso de Fotos para Juventude sobre as Áreas Úmidas recebe inscrições

700

Nesta terça-feira, 2 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial das Áreas Úmidas, instituído pelo Comitê Permanente da Convenção de Ramsar. Em função da data, está aberto o Concurso de Fotos para Juventude sobre as Áreas Úmidas, promovido pela Convenção de Ramsar. Até 2 de março, jovens de 15 a 24 anos poderão enviar fotos tiradas em celulares ou câmeras digitais em alguma área úmida durante o período através do site www.worldwetlandsday.org. Vale lembrar que o horário de envio da foto é o suíço (geralmente quatro horas à frente do horário de Brasília). O prêmio será uma viagem para uma área úmida que o vencedor escolher. Acesse aqui o regulamento.

Todas as imagens enviadas para o concurso poderão ser utilizadas pela Convenção de Ramsar em produtos de divulgação com objetivo de educar, informar e promover o uso racional das áreas úmidas nas regiões ao redor do mundo em que a Convenção atua, como é o caso do Brasil.
No País, há várias áreas úmidas, como: o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense (MT), a Área de Proteção Ambiental das Reentrâncias Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental da Baixada Maranhense (MA), o Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luiz (MA), o Parque Nacional do Araguaia – Ilha do Bananal (TO), o Parque Nacional da Lagoa do Peixe (RS), a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (AM), a Reserva Particular do Patrimônio Natural SESC Pantanal (MT), a Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Rio Negro (MS), o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos (BA), o Parque Estadual do Rio Doce (MG) e o Parque Nacional do Cabo Orange (AP).
O Dia Mundial das Áreas Úmidas
O Comitê Permanente da Convenção de Ramsar instituiu em 1997 o Dia Mundial das Áreas Úmidas, a ser celebrado anualmente em 2 de fevereiro, com objetivo de estimular a realização de ações e atividades que chamem a atenção da sociedade para a importância das áreas úmidas e para a necessidade sua preservação. Esta data foi escolhida em homenagem ao dia da adoção da Convenção, 2 de fevereiro de 1971, fato que aconteceu na cidade de Ramsar, no Irã. Em 2016, o tema é “Áreas Úmidas para o nosso futuro: Modo de Vida Sustentável”. Saiba mais no site do Ministério do Meio Ambiente.

Ascom ANA