ANA- Cinco cursos à distância recebem inscrições até o dia 16

410

Até 16 de março, estarão abertas no site http://ead.ana.gov.br as inscrições para cinco cursos gratuitos e a distância oferecidos pela Agência Nacional de Águas – ANA. As capacitações oferecem um total de 2.000 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição.

Os cursos têm os seguintes temas: “Comitê de Bacia: Práticas de Procedimentos”, “Cuidando das Águas”, “Codificação de Bacias Hidrográficas pelo Método de Otto Pfafstetter”, “Monitoramento da Qualidade da Água em Rios e Reservatórios” e o inédito “Reflexões para Transformações Democráticas na Gestão das Águas”.

 Após as inscrições, os selecionados receberão e-mail com os procedimentos para efetivar a participação – caso a mensagem não chegue, é necessário conferir a caixa de SPAM. Os participantes que tiverem um aproveitamento de pelo menos 60% receberão certificado. Os alunos só podem participar simultaneamente de até dois cursos. As atividades começarão em 18 de março na modalidade autoinstrucional. Portanto, a intermediação de professor ou tutor não é necessária e quem determina o ritmo das atividades é o próprio aluno.

Oferecido pela primeira vez, com carga de dez horas, o curso Reflexões para Transformações Democráticas na Gestão das Águas busca estimular ideias e questionamentos sobre a gestão de recursos hídricos num contexto de transformações democráticas.

Com 20 horas de duração, o curso Comitê de Bacia: Práticas e Procedimentos aborda a dinâmica de funcionamento da estrutura organizacional dos comitês de bacias hidrográficas e seus elementos constitutivos com a finalidade de melhorar o processo de gestão.

Também com 20 horas, a capacitação Codificação de Bacias Hidrográficas pelo Método de Otto Pfafstetter busca proporcionar um maior entendimento sobre o Método Otto Pfafstetter, que é a codificação oficial das bacias brasileiras.

O curso Cuidando das Águas é uma oportunidade para que os alunos reflitam sobre a responsabilidade no uso sustentável da água e também sobre as possibilidades de melhoria da qualidade dos recursos hídricos a partir da cooperação com os setores usuários, organizações não governamentais, governos e entidades de meio ambiente. A carga é de 40 horas.

A capacitação Monitoramento da Qualidade da Água em Rios e Reservatórios, com 40 horas de duração, busca ensinar conceitos e ferramentas de monitoramento de qualidade de água em rios e reservatórios em atendimento à Política Nacional de Recursos Hídricos e demais normativas legais e institucionais pertinentes.

Informações

Em caso de dúvidas, os alunos podem entrar em contato com a equipe de atendimento e suporte, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pelo e-mail centralesuporte@gmail.com ou pelo telefone (61) 3032-1588.

Fonte: ANA