ANA – ANA promove exposição sobre hidrometria no Brasil

678

Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Integração faz parte da agenda

O Museu Nacional apresenta, entre os dias 22 e 30 de março, a evolução da hidrometria no Brasil com a exposição “Água na Medida Certa”, promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA).

A abertura da exposição acontece no dia 22 de março, às 9h, com a presença do diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, e do diretor do Museu Nacional, Wagner Barja, e faz parte das ações que celebram o Dia Mundial da Água. Na ocasião, também será assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre  a ANA e o Ministério da Integração Nacional, com a presença do ministro Fernando Bezerra Coelho. O objetivo do Acordo é estabelecer conjuntamente uma proposta de modelo de governança para o Programa Água para Todos e para o Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, entre outros.

A exposição “Água na Medida Certa – A Hidrometria no Brasil” apresenta de forma interativa e lúdica os avanços na caracterização da hidrologia brasileira, em especial a evolução dos equipamentos e metodologias de medição de água.

São 388m2 do Museu ocupados com painéis, maquetes, equipamentos de medição hidrométrica, jogos, cinema e, ainda, um painel de recados, em que os visitantes poderão expor a sua opinião sobre o que vai acontecer no futuro em relação aos recursos hídricos.

Junto com a exposição, será lançada uma cartilha contendo informações sobre o ciclo hidrológico, bacias hidrográficas, oferta e escassez de água, como a água é usada no mundo e porque e como medir a vazão de um rio.

A ANA é responsável pela coordenação da rede nacional de informações hidrometeorológicas, em articulação com órgãos e entidades públicas e privadas. As informações coletadas nas estações fluviométricas e pluviométricas são utilizadas no planejamento de setores usuários de recursos hídricos, em estudos de outorga, no controle de cheias, no conhecimento do histórico dos rios brasileiros, entre muitos outros.

O monitoramento hidrometeorológico é realizado com quase cinco mil pontos de monitoramento pluviométricos e fluviométricos distribuídos nas 12 Regiões Hidrográficas Brasileiras.

Serviço

Exposição: “Água na Medida Certa – A Hidrometria no Brasil”
Quando: 22 a 30 de março de 2012
Abertura: 22 de março, às 9h
Local: Museu Nacional (Setor Cultural Sul, Lote 02, Esplanada dos Ministérios, Brasília-DF)
Visitação de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30

Mais informações
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas (ANA)
Fones: (61) 2109-5103/5129/5495/5110
E-mail: imprensa@ana.gov.br

Fonte: ANA

{backbutton}