ANA – Agência Oferece Oportunidade de Capacitação em Cursos sobre Irrigação

425

A Agência Nacional de Águas – ANA oferece oportunidade de capacitação para mais de 1000 pessoas em 18 cidades brasileiras, tidas como pólos de irrigação no País. Os cursos “Manejo da irrigação: onde, quando e quando irrigar” e “Avaliação e manutenção de equipamentos de irrigação” são gratuitos e estão com inscrições abertas pelo Portal da Capacitação da ANA (capacitacao.ana.gov.br).

A intenção da Agência é oferecer aos irrigantes a difusão de técnicas que promovam a conservação e o uso racional dos recursos hídricos na agricultura irrigada. Redução de perdas e de custos de produção, otimização do consumo de recursos hídricos e eficiência nos processos de irrigação são resultados esperados com a adoção de novas tecnologias.

Distribuídos por pólos de irrigação no País, o cursos serão compostos por turmas de acordo com o principal sistema de irrigação utilizado na região de sua ministração, com foco para: irrigação por pivô central, sistema autopropelido e irrigação localizada (fruticultura, café, etc.).

Os cursos serão direcionados, prioritariamente, para agricultores irrigantes, gerentes agrícolas e operadores de equipamentos de irrigação, podendo também ser realizado por extensionistas rurais, técnicos e profissionais de instituições do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) com interesse em se aperfeiçoar no tema. Cada curso será composto de 16 horas, divididos em aulas teóricas e práticas, com turmas de no máximo 30 alunos.

A capacitação começa no próximo dia 18 de outubro e será dividida por pólos de irrigação e temas prioritários. Ao todo serão 36 turmas, com 30 alunos cada.

Clique aqui: e conheça a programação completa.

Fonte: http://www2.ana.gov.br