AGR/TUBARÃO- Agência Apresenta Programa de Medição

652

A medição individual da água em apartamentos e condomínios é uma novidade em Tubarão. O serviço foi regulamentado por uma resolução da Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão- AGR- Tubarão e apresentado no dia 08 de novembro em uma audiência pública, no auditório da Amurel.

Representantes da AGR, da Tubarão Saneamento, de entidades de classe e também de construtoras e administradoras de condomínio participaram do encontro, que teve como objetivo apresentar a resolução e tirar dúvidas. Diversos prédios, construídos nos últimos anos, já contam com hidrômetros individuais, porém, o faturamento não era feito por unidade consumidora. Em muitos condomínios, a divisão era feita ainda igualitariamente ou calculada pela administradora ou síndico.

Com a resolução, será possível que a conta seja faturada individualmente pela concessionária de água e saneamento e, em caso de inadimplência, seja feito o corte também pela Tubarão Saneamento. A adesão ao programa é opcional, tanto para prédios existentes quanto para os que serão construídos. “A medição individual vai permitir que o consumidor pague efetivamente por aquilo que consome, com isso, pode ter uma redução também no consumo. É um ganho para o consumidor e para o meio ambiente”, afirma o superintendente técnico da AGR, Marcelo Matos.

A resolução indica os parâmetros para o sistema, mas não define marcas de equipamentos e também não dá os aparelhos. “A concessionária vai fornecer o hidrômetro externo, o global, como já acontece hoje. O condomínio ou a construtora é que terão que viabilizar a instalação dos individuais, assim como a instalação do sistema de transmissão de sinal para a concessionária”, explica Marcelo.

Leia mais:

Fonte: http://www.agr.sc.gov.br