AGR – Técnicos da Agência Participam de evento sobre Gás Natural

517

Técnicos da Agência Goiana de Regulação – AGR participaram, nesta sexta-feira, 31 de agosto, de evento sobre segurança em gás natural, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado, Agência Goiana de Gás Canalizado (GOIASGÁS), GNL Gemini Comercialização e Logística de Gás, GASLOCAL e pela Petrobras Distribuidora.

No período da manhã, o Corpo de Bombeiros, a GOIASGÁS e a AGR estiveram reunidos no auditório da Secretaria de Segurança Pública, onde falaram sobre suas atuações e sobre a unidade autônoma de gás (UAG) que funciona no Posto Santa Luzia.  Às 14 horas, os participantes do evento foram visitar as instalações da unidade, que fica na Av. Professor Venerando de Freitas Borges, nº 77, Santa Genoveva (entrada para o Setor Jaó).

A AGR regula e fiscaliza o serviço de gás natural no Estado de Goiás, realizando periodicamente fiscalizações para avaliar as condições de operação da UAG, além de verificar os dados contábeis e acompanhar a atualização tarifária.

Gás natural veicular – A unidade do Setor Santa Genoveva foi o primeiro posto de combustível para gás natural liquefeito (GNL) no País a comercializar o produto pelo modelo veicular por via rodoviária. O GNL é transportado de carretas criogênicas da GÁSLOCAL, diretamente da planta da White Martins/Petrobrás em Paulínia (SP) e é transformado em gás natural veicular (GNV) na unidade. Embora haja um projeto piloto na Venezuela, o posto de GNV de Goiânia é considerado o primeiro da América Latina a fazer esse tipo de conversão, já que, tradicionalmente, o produto é transportado por meio de gasodutos.

Fonte: http://www.agr.go.gov.br