AGR- Servidores da Agência participam de Curso básico para a Operação e Gestão do Transporte Intermunicipal

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Servidores da Agência Goiana de Regulação- AGR participam, entre os dias 08 e10 de outubro de curso básico para a operação e gestão do transporte intermunicipal. O curso está sendo ministrado por técnicos do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (CEFTRU), da Universidade de Brasília (UnB) no auditório da AGR, das 14h às 17h30h.

Participam também do evento técnicos das secretarias de Infraestrutura e de Cidades, além de representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A AGR mantém com o CEFTRU convênio para desenvolver estudos que irão permitir a reestruturação do sistema, processo que irá culminar com a licitação de todas as linhas, a ser realizada ainda este ano. O curso aborda a operação e gestão do transporte intermunicipal, detalhando os conceitos básicos do sistema, sua estrutura funcional, regulação e delegação dos serviços de transporte, além do modelo regulatório econômico.

Além do treinamento interno para os servidores, a Agência irá promover no dia 22 de novembro de 2012 o 2º Seminário Goiano de Regulação, que visa discutir com empresários do setor, usuários do transporte, TCE, Ministério Público (MP) e demais órgãos estaduais envolvidos, os novos rumos para o transporte público intermunicipal de passageiros em Goiás e no Distrito Federal.

O sistema que se tem atualmente em Goiás foi estruturado há mais de 60 anos, e sem planejamento, de tal forma que a rede hoje possui muitas falhas técnicas e estruturais.  São 522 linhas, operadas por 36 empresas, que trabalham com uma frota de cerca de 500 veículos, muitos com mais de 10 anos de uso. Cerca de 30% das linhas estão paralisadas.

Com a reestruturação, os ônibus serão equipados com computadores de bordo, GPS, bilhetário e outras tecnologias de ponta que estão em estudo. Já a frota deverá ter pelo menos 30% de veículos novos e o restante com no máximo 7 anos e meio de uso.

Fonte: http://www.agr.go.gov.br