AGETRANSP – Novo sistema de informações amplia a fiscalização de trens, metrôs e barcas no rio de janeiro

482

Em ação conjunta, a Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes  – AGETRANSP  irão lançar este mês o Sistema de Informações de Transportes (Sitrans) para ampliar a fiscalização e melhorar os serviços de trens, metrôs e barcas. O Sitrans, desenvolvido pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj), permitirá o envio eletrônico de relatórios com informações como horários e condições de operação das Empresas; Barcas S/A, MetroRio e SuperVia, além de dados sobre o fluxo de veículos na Rota 116 e na Via Lagos.

A iniciativa é interligada ao Centro de Monitoramento de Concessionárias, que acompanha em tempo real cerca de 200 estações e pedágios. “A fiscalização é fundamental para que sejam reportados os detalhes sobre o dia a dia das operações dos modais de transporte no Estado do Rio de Janeiro, importante acompanhar os efeitos e os resultados dos avanços e investimentos implementados pelo governo no setor”, disse o secretário de Transportes, Julio Lopes.

Nos sites da Secretaria de Transportes e da AGETRANSP serão disponibilizados links do Sitrans para que os usuários possam verificar, por exemplo, os horários dos modais. Atualmente, noventa inspetores da Companhia de Engenharia de Transportes e Logística e da RioTrilhos fiscalizam trens, metrôs e barcas nas estações. “Este ano, contaremos com mais 35 inspetores”, disse o conselheiro-presidente da Agetransp, Luiz Barbosa.

Fonte:odia.ig.com.br