AGETRANSP- Lança Plano de Contingência Integrado para concessionárias do transporte público do Rio de Janeiro

574

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro- AGETRANSP anuncia, nesta terça-feira (25), o lançamento do Plano de Contingência Integrado a ser seguido pelas concessionárias de transporte público de alta capacidade, reguladas pela agência, com participação da Fetranspor.

O objetivo é preservar a segurança e o pleno atendimento aos usuários diante de situações de contingência operacional que afetem a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

O plano foi elaborado após solicitação da AGETRANSP às concessionárias Supervia, Metrô Rio e CCR Barcas, no último dia 28/01, e contou com a participação da Secretaria de Estado da Casa Civil, Secretaria de Estado de Transportes, Detro, Fetranspor, Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, CET-Rio e Centro de Operações Rio. Durante o prazo de 30 dias, o grupo de trabalho realizou reuniões semanais de acompanhamento. O Plano de Contingência Integrado não substitui os planos de contingência individuais de cada concessionária e nem exclui a apuração pela AGETRANSP do incidente que provocar a interrupção da circulação.

O plano consiste em: criação do cartão Siga Viagem, que tem a finalidade de atender aos usuários de Barcas, Metrô e Trens, exclusivamente em casos de interrupção dos serviços de transporte. O cartão dará ao seu portador o direito a uma passagem no modal de sua preferência, inclusive ônibus municipais e intermunicipais que aceitem o Bilhete Único, a fim de dar continuidade à viagem interrompida; padronização da comunicação para atender aos usuários de forma rápida e eficiente e; utilização da Sala de Crise do COR-Rio (Centro de Operações). Em casos de acionamento do plano, os diretores de operações terão assento no local para tomada de decisões e monitoramento das ações.

Leia mais:

 

 

Fonte: AGETRANSP