AGETRANSP: EXPO/ABAR dará mais visibilidade ao setor de transporte

590

Rio de Janeiro – Em reunião realizada, na última quinta-feira, no Rio de Janeiro, representantes da Agetransp e de cinco concessionárias discutiram o modelo de participação do setor de transporte do estado na 1ª EXPO/ABAR. Numa atitude inovadora, a Agência e as Concessionárias decidiram apresentar o segmento de forma conjunta, demonstrando o mecanismo integrado de funcionamento do sistema regulatório e de como este tem contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento sustentável daquela unidade da federação. A reunião foi coordenada por, Herval Barros de Souza, Vice-Presidente da ABAR para a região Sudeste e Conselheiro da Agetransp, para quem a EXPO/ABAR será uma oportunidade única de apresentar a Regulação à sociedade. O grupo decidiu adquirir dois estandes, num total de 70m2.

Para o Vice-Presidente, é fundamental que todos os envolvidos nesse processo de regulação compreendam a importância da comunicação e que “todas as tarefas e funções de cada setor sejam muito transparentes”. E afirmou: “temos que sair de nossos umbigos e mostrar para a sociedade o trabalho realizado pelas Agências Reguladoras, e quebrar este ciclo no qual somente as más notícias são divulgadas”. Herval acredita que o VII Congresso Brasileiro de Regulação e a 1ª EXPO/ABAR serão de grande importância na construção do futuro do ambiente regulatório do país.

O Coordenador de Comunicação do evento, Fernando Barros, fez uma ampla apresentação do Congresso e demonstrou as várias possibilidades que Agências Reguladoras e empresas reguladas terão na EXPO/ABAR para interagir com seus diversos públicos e com a mídia em geral. Para ele, a qualidade dos debates vai garantir naturalmente uma presença expressiva da mídia. Ele destacou que o Congresso contará com diversos palestrantes internacionais, com o objetivo de situar o estado da arte da Regulação onde ela é mais desenvolvida no mundo.

O Superintendente geral da Rota 116, David Augusto Brites Barbosa, que também participou da reunião, afirmou que o evento será muito importante na medida em que melhorará a relação entre as agências e entre estas e suas concessionárias. “Mesmo havendo um avanço significativo na comunicação entre os órgãos, acho que ainda temos que caminhar um pouco mais para chegarmos a um patamar ótimo. Vejo que as empresas têm muitos problemas em comum, que podem ser solucionados se essas discussões fossem mais centralizadas. E esse tipo de interação será de grande valia”, relatou.

Estiveram presentes na reunião, o conselheiro da Agetransp, João Carlos da Silveira Loureiro, o representante do Congresso Expo/Abar, Fernando Barros e os representantes das cinco Concessionárias de Transportes do Rio de Janeiro que a Agetransp regula, são eles: José Gustavo da Silva Costa (Presidente da Metrô-Rio – Concessão Metroviária do Rio de Janeiro S/A); Flávio Almada (Diretor Superintendente de Barcas S/A – Transportes Marítimos); Carlos José Cunha (Presidente da SuperVia); David Augusto Barbosa, (Superintendente da Rota 116) e Márcio Roberto Moraes Silva, (Diretor Presidente da Via Lagos).

{backbutton}