Agesan-RS vistoria estruturas de água e esgoto no Litoral Norte do RS

14

A praia de Xangri-Lá (RS) teve suas estruturas de abastecimento de água e esgotamento sanitário vistoriadas pela Agesan-RS na última semana. Essa é primeira medida da agência reguladora para reconhecer o sistema que faz parte da prestação de serviço da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan).

A vistoria foi acompanhada por representantes da gestão municipal e servirá de base para a futura regulação dos serviços, já que a cidade está em carência junto à antiga reguladora até maio de 2022. As estações de tratamento de água, esgotamento sanitário, o centro de controle operacional, as estações elevatórias de esgoto e os reservatórios, além da medição de pressões nas redes de abastecimento de água foram todos visitados pela equipe da Agesan-RS, que apontará possíveis melhorias nas estruturas ou eventuais deficiências na prestação dos serviços.

“A vistoria não tem caráter penalizatório, apenas para reconhecer cada estrutura e promover uma organização e planejamento para futuras fiscalizações”, explica o diretor geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez. Ele complementa que o órgão regulador opta por fazer a ação neste período justamente por ser um município em que a população quadruplica no verão. “E é este o momento em que ocorrem os maiores problemas”, lamenta Gonzalez.

A equipe técnica da Agesan-RS também fiscalizou as estruturas de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Corsan, em Tramandaí (RS). Na ação, foram levantados os problemas das estruturas de tratamento de água, captação, esgotamento sanitário e dos reservatórios. Gonzalez adianta que, em uma fiscalização ainda neste mês, serão levantadas as medições das pressões das redes de abastecimento de água.

“Tramandaí foi o primeiro município do Litoral Norte a ingressar na Agesan-RS e possui inúmeras dificuldades no tratamento de água, principalmente em função da estiagem. Estamos acompanhando atentamente essas dificuldades e as formas de solução”, avisa o diretor geral da agência.