Na última sexta-feira (21), a equipe da Agesan-RS participou de encontro com representantes da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS/SC), com sede em Florianópolis, para discutir o Programa TrataSAN, que busca investigar a situação do esgotamento sanitário municipal, levantando informações sobre as unidades de tratamento individual de esgoto, conhecidas como fossas. “A reunião possibilitou a troca de experiências e de informações, já que o TrataSAN vem sendo trabalhado em diversas cidades catarinenses”, explica o diretor geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez.
O grupo também debateu as formas de fiscalização e relatórios, além das ações de fiscalização realizadas de forma indireta a partir do levantamento de indicadores. “Tivemos a oportunidade de conhecer o sistema de laboratório móvel da ARIS e o trabalho desenvolvido pelo serviço de Ouvidoria da agência”, acrescenta Demétrius.
Também participaram do encontro o diretor de regulação da Agesan-RS, Tiago Luis Gomes; a ouvidora Daniela Tomaz e assessora ambiental Daniela Rocke.