Agesan-RS recebe menção honrosa por melhores práticas em regulação

16

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) recebeu, na noite desta terça-feira (29), Menção Honrosa no IV Prêmio FGV Direito Rio – Melhores Práticas em Regulação 2021, pela implementação do Programa de Redução de Perdas nos municípios consorciados na instituição. O reconhecimento foi entregue de forma on-line, durante o “IV Seminário do Projeto Regulação em Números.

“Este é um programa inédito do Brasil em termos de efetividade na proporção de redução de perdas”, explicou o diretor geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez. Ele contou que a agência surgiu pelo fato de que os municípios, principalmente os pequenos, estavam bastante carentes de apoio técnico em saneamento.

Ele destacou também que, como este é um consórcio intermunicipal público, permite uma maior interação entre os municípios na solução dos problemas, pois o problema de uma cidade pode ser o da outra localidade também. “Há anos, os municípios enfrentavam dificuldade em alavancar o saneamento, principalmente no esgotamento sanitário. E o consórcio veio para empoderar as gestões municipais na busca de soluções técnicas e economicamente viáveis”, explicou.