Agesan-RS realiza primeira vistoria em Bagé após assinatura de convênio

55

Nesta semana, técnicos da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) estão realizando vistoria de reconhecimento em Bagé, fronteira do Estado. O município firmou, em abril, convênio de regulação com a agência, pelo período de dez anos. O objetivo é fiscalizar o cumprimento das metas estabelecidas pelo novo marco regulatório do saneamento, que devem ser atingidas até 2033.

Na manhã desta segunda-feira (6), a equipe da Agesan-RS conversou com os chefes e diretores do Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), para apresentar a instituição e o trabalho que será feito nos próximos dias. A equipe irá conhecer a estrutura física do atendimento comercial da autarquia, dos reservatórios, das Estações de Tratamento de Água e Esgoto e das barragens. Também será verificada a pressão de distribuição das redes. Após 30 dias, a Agesan-RS deve concluir o relatório da visita, documento que servirá como base para os próximos trabalhos.

“A regulação é muito importante para alcançar a meta da universalização prevista na lei federal. A agência vem colaborar para atingir estes resultados em uma cidade que, historicamente, tem problemas de abastecimento de água pelas estiagens”, afirma o diretor geral da Agesan-RS, Demétrius Gonzalez.