Agesan-RS realiza fiscalizações de saneamento no Município de Ivoti

73

Na quinta-feira (28), a equipe da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) promoveu fiscalizações nos sistemas de abastecimento e esgotamento de Ivoti. A equipe verificou equipamentos e documentos na unidade comercial, em quatro estações de tratamento de esgoto, três reservatórios, sete poços de abastecimento e duas elevatórias.

A cidade tem como prestador de serviços a Autarquia Água de Ivoti, instituição municipal. “Ivoti foi o segundo, nesses moldes de atendimento autárquico, a ter um órgão regulador, a Agesan-RS. Antes dele, a agência havia assinado convênio com Novo Hamburgo e, nesta semana, concluiu o processo com o Munícipio de Bagé, que também tem como prestador uma autarquia local”, explica o presidente, prefeito de Rolante, Pedro Rippel.

Os profissionais envolvidos no trabalho foram o diretor de Regulação, Tiago Luis Gomes; o assessor de fiscalização Daniel dos Santos e a agente de fiscalização Emanuele Manke. Atualmente, 26 cidades contam com projetos e atuação constante da Agesan-RS para a geração de eficiência, redução de perdas e compensação financeira por desabastecimento a usuários. A expertise do consórcio público amplia a efetividade no funcionamento dos sistemas de saneamento.