Agesan-RS realiza fiscalização de pressões de inverno em Canela

65

“As fiscalizações de pressão têm por objetivo aferir de perto a continuidade e a regularidade do serviço de abastecimento de água.” A afirmação é do diretor de Regulação da Agência Reguladora Intermunicipal do Rio Grande do Sul (Agesan-RS), Dênis Costa, que acompanhou técnicos do órgão na quinta-feira (21), em Canela, para a realização do trabalho no município da Serra Gaúcha.

Conforme o diretor, os itens de análise são os cavaletes, pontos que marcam a entrega de água pelo prestador às unidades consumidoras, e escolhidos pela equipe técnica da Agência conforme metodologia interna baseada em critérios de aleatoriedade ou estatística. Os dados apurados são comparados ao que estabelece as faixas de pressão das normativas, a fim de que situações de intermitência, desabastecimento ou até reclamações dos usuários sejam identificadas em campo e, depois disso, cobradas as providências.

De acordo com Costa, essa modalidade de fiscalização é realizada nas estações de inverno e verão para comparar como se comporta o abastecimento em função das variações de consumo de água. “Seguimos com o planejamento por serviços contínuos e eficientes”, destacou.