Agesan-RS fiscaliza sistema de água e esgoto de Estância Velha

15

A equipe da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS) iniciou, nesta quarta-feira (15) o terceiro ciclo de fiscalizações em Estância Velha (RS), onde estão sendo verificados 13 reservatórios de água, 11 estações elevatórias, dois pontos de pressão, a unidade comercial da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) operacional e outra que está em obras. A estação, que está construção, pertence ao Sistema Integrado entre Portão e Estância Velha, que atenderá uma vazão de 200 litros por segundo, compreendendo uma capacidade de 65 mil habitantes dos dois municípios.

“Essa nova ETE foi uma iniciativa da Agesan-RS para fazer verificações, já que ela pode entrar na base de ativos regulatórios para definição de tarifas durante o processo de revisão de 2024”, explica o diretor de Regulação da agência, Tiago Luís Gomes. Ele conta que também foram avaliados dois poços de abastecimento e realizado o acompanhamento de apontamentos de não conformidades, que foram acolhidas, e verificadas outras possíveis para futuro atendimento.

A ação, que tem continuidade amanhã, está sendo acompanhada pelos fiscais da Agência Reguladora de Erechim (AGER). O grupo está fazendo um benchmarking da atuação da Agesan-RS, buscando levar as melhores práticas para o órgão regulador do município.