Agesan-RS afere pressões na rede de água de Campo Bom

36

A Agesan-RS (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 4/2, ação de fiscalização de pressões na rede de água de Campo Bom (RS). Esta é a 14ª aferição realizada neste ano, envolvendo os municípios fiscalizados pela agência reguladora, e que tem como principal objetivo reduzir perdas de água no sistema de abastecimento das cidades.

“Este é um trabalho pioneiro no país. À medida que conseguimos aferir pressões e modelar os dados para obter um nível de confiança de 95%, podemos atingir bons resultados no índice de perdas”, explica o diretor de Regulação da Agesan-RS, Tiago Luís Gomes. De acordo com ele, atualmente, o Brasil tem uma média de desperdício de água na ordem de 40%, sendo que algumas cidades reguladas pela agência se encontram nesta faixa. “De cada 100 litros produzidos de água tratada, 40 litros são perdidos em âmbito nacional. Por isso, o nosso foco é direcionado, neste momento, para um programa de redução de perdas aferindo pressões”, reforça Gomes.

Também acompanharam a ação o secretário do Meio Ambiente de Campo Bom, João Flávio Rosa, o biólogo Jeferson Timm e os integrantes da Agesan-RS Daniel dos Santos e Mayara Oliveira.