Agersa lança novo Manual de Fiscalização em seminário na quinta, 16

229

O novo Manual de Fiscalização da Agersa (Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia) será lançado na quinta-feira (16/12), durante a programação do Seminário “Estado da Arte da Fiscalização do Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário no Brasil”, promovido pela agência, em Salvador. O evento contará com a presença do presidente da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), Fernando Franco.

O Manual de Fiscalização Técnico-Operacional dos Serviços de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário é um importante documento que servirá como guia de atuação para os técnicos da Agersa. Foi criado com o objetivo de orientar o agente fiscalizador na sua prerrogativa legal de dirigir com autonomia técnica as suas ações, para que possa agir dentro de uma concepção aprimorada, partindo da metodologia validada pelo trabalho de campo e por estudos bibliográficos amadurecidos pela prática, além do levantamento de experiências de sucesso com outras agências.

A diretora de Fiscalização da Agersa, Telkia Cajahyba Rios, cita – entre os ganhos que a agência terá com o novo Manual – o amadurecimento, o aprimoramento e a consolidação de suas práticas, com o estabelecimento de procedimentos, fluxos, rotinas e interfaces setoriais para o desenvolvimento das atividades de fiscalização.

“O Manual representa o esforço, o empenho e a dedicação de muitas pessoas que passaram pela Agersa, deixando significativas contribuições para o seu fazer técnico-operacional”, diz. “O registro destas contribuições é um meio durável de armazenamento e propagação de informações não apenas entre indivíduos, mas entre gerações através do tempo, possibilitando a quem nos sucederá compreender os caminhos trilhados em um dado tempo e espaço.”