AGERGS- Reúne Concessionárias de Energia para Debater Ações

520

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS – AGERGS esteve reunida na manhã de hoje, 21/12, com os dirigentes das três grandes concessionárias de distribuição de energia elétrica do Estado, RGE (Rio Grande Energia), CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica) e AES Sul.

O objetivo foi avaliar as ações adotadas nos eventos climáticos ocorridos no mês de dezembro e buscar melhorar a resposta em momentos de crise. Novos encontros devem ocorrer para que a entidade reguladora acompanhe a execução das atividades propostas.

Para o Conselheiro-Presidente da Agência, Luciano Schumacher Santa Maria, ficou evidente a necessidade de maior qualidade na comunicação das concessionárias com os usuários em situações de emergência. “Os resultados dos investimentos que estão sendo realizados hoje não vem em curto prazo, precisamos de ações imediatas que qualifiquem a informação ao usuário, para atender as demandas da população”, destacou. Luciano ainda reforçou que a AGERGES vem trabalhando em conjunto com o Ministério Público (MP) buscando a qualificação das ações das concessionárias.

Na reunião também foi apresentado o entendimento de que o Rio Grande do Sul é uma região mais propensa a vendavais e tempestades, necessitando, por exemplo, um padrão de rede mais resistente que o resto do País. Sobre os recentes eventos, as empresas reafirmaram que houve dedicação intensa além da ampliação do número de equipes de campo no restabelecimento do serviço, mas a frequência e abrangência dos estragos prejudicaram os trabalhos.

Participaram também da reunião os Conselheiros Edmundo Fernandes da Silva, Manoel Maria dos Santos e Ayres Luiz Apolinário, assim como o Diretor-Geral da AES Sul, Antônio Carlos de Oliveira, o Diretor-Presidente da RGE, Luis Henrique Ferreira Pinto, e o Diretor de Distribuição da CEEE, Rubem Cima; além de técnicos e executivos da Agência e das concessionárias.

alt
Novos encontros devem ocorrer para que a entidade reguladora acompanhe a execução das atividades propostas

Fonte: http://www.agergs.rs.gov.br