Agergs notifica CEEE Equatorial sobre possível clonagem do site da concessionária

74

A Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul) informa que tomou conhecimento da existência de possível fraude, clonagem do site da concessionária, na última sexta-feira (04/11/22), e notificou a CEEE Equatorial para que apresentasse informações sobre a ocorrência e as providências tomadas no sentido de comunicar os usuários sobre a fraude, assim como no intuito de barrar a manutenção do site falso e de eventuais ações junto às instituições bancárias.

A notificação feita pela Agência, através da Gerência de Energia Elétrica, também contemplou questionamentos sobre instabilidades verificadas no site da distribuidora ao longo do mês de outubro e sobre eventuais falhas nas compensações dos pagamentos de faturas emitidas pela empresa. O prazo dado para as comunicações à Agência pela concessionária deverá ser até 18/11/2022, para posterior análise das próximas providências.

A AGERGS informa ainda que não foi comunicada pela CEEE Equatorial sobre a existência de fraude de terceiros relacionado ao site da empresa e aos pagamentos de faturas. Também não há registros de reclamações de consumidores sobre o assunto em nossa Ouvidoria, já que, por possuir convênio com a ANEEL, as reclamações são acatadas diretamente pela Agência Federal.

Recomendamos que, se algum usuário for prejudicado registrem imediatamente a ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos e Defraudações (DRCID) e procurem a CEEE Equatorial para regularizar a situação com a empresa.