Representantes da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS – AGERGS se reuniram, na Assembleia Legislativa, ao final da manhã desta quinta-feira (24), com o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energia Elétrica, deputado estadual Lucas Redecker, e o relator, deputado estadual Catarina Paladini.
O presidente da Agência Estadual, Carlos Martins, afirmou que quarta-feira (23) foram entregues, na Assembleia, os documentos solicitados pela CPI. “Estamos a disposição da Comissão e colaborando para o bom andamento dos trabalhos desde o verão, quando passamos por uma crise neste setor que tem uma forte regulação em todo o território nacional”, destacou.
Carlos explicou ainda que a AGERGS é um braço da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL no Estado, já que a atuação se dá por meio de um convênio assinado anualmente. “Trabalhamos como parceiros da ANEEL, que é a titular da regulação de energia no Brasil”, salientou o presidente, ao lembrar que os diretores da ANEEL também se colocaram a disposição da Comissão para prestar os esclarecimentos que os deputados julgarem necessários.
Os deputados, por sua vez, destacaram que a CPI tem um caráter técnico, resolutivo e transparente nas ações. “Agradecemos a visita e o apoio da AGERGS, que sempre esteve à disposição nos debates aqui na Assembleia”, ressaltou Catarina. Redecker também enfatizou o compromisso do Parlamento e da Agência na transparência dos trabalhos. “Estamos juntos nesse objetivo em comum, que é dar os encaminhamentos necessários na CPI e transparência nas ações”, afirmou.
Nos próximos dias, a ANEEL e a AGERGS serão convocadas para depor na CPI, além de serem convidadas para participar das audiências públicas que ocorrerão no interior.
Também participaram da reunião o conselheiro vice-presidente da AGERGS, Ayres Apolinário, o conselheiro Luciano Santa Maria, o diretor-geral, Luiz Henrique Mangeon, e a gerente de Energia da Agência, Eleonora Martins.
Fonte: AGERGS