AGERBA promove audiências públicas do Porto Sul

594

28/05/12

Começam nesta segunda-feira (28) as seis audiências públicas promovidas pelo Governo da Bahia para a apresentação do processo de licenciamento ambiental do Porto Sul, nas cidades da Região Cacaueira que estão na área de influência do empreendimento. As audiências estão sob a coordenação da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, transportes e comunicações da Bahia (AGERBA), e finalizam no dia 2 de junho.

As novas audiências, organizadas a partir de um entendimento entre o Governo da Bahia, responsável pela implantação do Porto Sul, e o Ibama, acontecerão em Uruçuca, Itacaré, Itabuna, Itajuipe, Coaraci e Barro Preto.

Nas últimas semanas, foram realizados encontros nas seis cidades, com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre o projeto e mobilizar a comunidade para as audiências. Além disso, cópias do estudo e do relatório de impacto ambiental estão disponíveis em espaços públicos, como prefeituras, câmaras de vereadores, escolas e bibliotecas.

O Porto Sul, que terá investimentos de R$ 2,4 bilhões, foi concebido dentro do Planejamento Estratégico do Estado da Bahia e será construído na região de Aritaguá, norte de Ilhéus, com um cais a 2,5 quilômetros da costa. O porto será integrado à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que possibilitará a ligação entre o sul baiano e a região Centro-Oeste do Brasil, como movimentação estimada em  em torno de 75 milhões de toneladas anualmente.

 

Fonte: AGERBA