AGEPAR participa de evento internacional na área de Resíduos Sólidos

782

A Agência Reguladora do Paraná participou da terceira edição do Benchmarking Internacional de Resíduos Sólidos. O evento foi realizado em Lisboa, Portugal, e contou com a participação do Diretor Jurídico da Agepar, Maurício Sá de Ferrante e do Gerente de Fiscalização e Qualidade de Serviços, Newton Merlin de Camargo.

O Benchmarking Internacional teve como objetivo apresentar aos gestores públicos e privados brasileiros, ligados ao setor do saneamento e gestão de resíduos, o que há de melhor e mais moderno na Europa nessa área através da experiência portuguesa que reconhecidamente tem servido de modelo para diversos países, inclusive para o Brasil.

Portugal é considerado um caso de sucesso no que diz respeito à implementação da sua política de resíduos sólidos e poderá desempenhar um importante papel na troca de informação, soluções, transferência de know-how e tecnologia.

Os participantes tiveram oportunidade de conhecer detalhadamente a forma de funcionamento de instalações específicas de Gerenciamento e Valorização de Resíduos existentes em Portugal com toda a aplicabilidade prática, funcional, tecnológica e gestora para o Brasil.

Por meio de visitas técnicas, os participantes tiveram contato com exemplos do que de melhor está sendo feito no país em matéria de Aproveitamento de Biogás, Incineração com geração de energia, Triagem Mecanizada, Compostagem, Valorização Orgânica, Combustíveis Derivados de Resíduos, Tratamento de Lixiviados, Gerenciamento de Resíduos Perigosos e Reciclagem de Eletroeletrônicos e Sucatas. As visitas foram precedidas de um Workshop sobre a evolução e organização do modelo português de gestão de resíduos, bem como a gestão e financiamento da logística reversa, da reciclagem e dos fluxos específicos.